sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Dyogenes Chaves -
Artista plástico, editor da Revista Pessoa, e coordenador de artes cênicas da Fundação Espaço Cultural da Paraíba


CALINA BISPO. Os artigos da Segunda Pessoa refletem o pensamento dos artistas visuais paraibanos?
DYOGENES CHAVES. Não sei com precisão. Mas, pelo menos, a revista é dedicada a uma parcela de artistas que se interessa por novas possibilidades na arte e pelo que esta sendo feito/discutido/pensado em todo lugar e qualquer do planeta hoje (mesmo estando nesta província, e isso são coisas da globalização).

CB. Há uma característica nesse pensamento?
DC. O pensamento/opçao/caminho dos bons artistas locais não é uma exceção (ele sempre estará atualizado com o mundo). E na revista há uma opção por este pensamento contemporâneo (velhos e sempre novos meios, como a arte postal; a arte publica cada vez mais atual; questões do direito autoral, que é um assunto tabu), seja local (a velha polemica do porteiro do inferno e a entrevista com a ceramista Rosilda Sá) ou universal (os aforismos sobre a critica de arte de Adolfo Montejo Navas, em espanhol mesmo).

CB. Qual o critério editorial da Segunda Pessoa?
DC. Primeiro, textos e artigos de produtores paraibanos, ou sobre assuntos da terra. Depois textos de ressonância nacional ou de interesse da arte atual... Afinal, esta Segunda Pessoa tem o fundamental apoio do Governo do Estado (Fic Augusto dos Anjos) e daí uma maior atenção a arte paraibana.

CB. Qual o caminho da Segunda Pessoa? Por onde será distribuída, a tiragem, haverá Terceira Pessoa?
DC. Logo logo vai estar na internet (para sua multiplicação). A tiragem impressa foi de dois mil exemplares e será distribuída, gratuita e preferencialmente, no Estado (artistas, universidades, bibliotecas, instituições culturais). Depois, para as principais instituições culturais do país. A terceira pessoa já esta sendo pautada e, provavelmente, será um número dedicado ao NAC ( Núcleo de Arte Contemporânea) nos seus 20 anos (a maioria das colaborações e depoimentos).

CB. A revista busca entender como operam as artes visuais na Paraíba, tanto no âmbito do projeto e do processo, como da obra e da arte? Fala um pouco sobre isso a partir da contribuição da revista para investigações semelhantes...
DC. O veiculo impresso em nossa área - artes visuais - é fundamental para solidificar um espaço de discussão da obra de arte, do sistema da arte, em todos os níveis. Diferente de uma produção cientifica impressa, que é sempre voltada para os próprios cientistas, uma revista de artes visuais tb quer chegar aos estudantes e jovens artistas, e ao publico em geral. Afinal, somos carentes de textos elucidativos sobre esse mundo - artes plásticas - que é, muitas vezes e erroneamente, tratado como elitista intransponivel e complexo.

CB. Como as artes visuais paraibanas estão se relacionando com o contexto geral de práticas e de idéias em que se constituem as artes visuais brasileiras?
DC. Às vezes, parece que o melhor caminho é o aeroporto. Porque aqui deveria haver mais estimulo ao artista. E sem esse apoio (que sempre deve ser iniciado pelos governos), falta mercado, colecionadores, galerias e museus. E nisso se resume o sonho de consumo dos artistas plásticos, sejam de qualquer lugar. Os artistas (daqui e d'alhures) sempre estão atualizados com o mundo. E mesmo faltando de tudo, temos a convicção de que devemos continuar a produzir, gritar, denunciar... É como uma obstinação. E se há sinceridade e convicção do artista, a produção é boa. Nesse contexto, temos grandes artistas e que serão grandes em qualquer grande cidade, independente de governos.

CB. Segunda pessoa confronta os cânones estéticos com as novas possiblidade advinda da tecnologia?
DC. Na verdade, a Revista esta antenada com a boa arte, seja uma produção tradicionalista ou de alta tecnologia. Afinal, pouco interessa o meio que o artista usou... Interessa seu engajamento com a discussão do sistema da arte (produção, mercado, distribuição, fomento, reflexão, formação, educação...) e, aproveitar a tecnologia dos dias de hoje é saudável já que isto esta a sua disposição mesmo.

Nenhum comentário: